
20/06/2025 | IT4IoT
De acordo com o relatório da ISG Provider Lens Internet das Coisas (IoT), mais de 27 bilhões de dispositivos estão conectados e interagindo no mundo. O estudo também analisou a maturidade das empresas brasileiras relacionadas a essa indústria, além de oferecer uma visão global sobre o assunto.
A pesquisa conduzida pela TGT Consult em parceria com a Associação Brasileira de Internet das Coisas (ABINC) evidencia que a Internet das Coisas está se tornando cada vez mais relevante para empresas privadas e governamentais, por ser uma tecnologia crucial na transformação digital, possibilitando aprimoramento da eficiência operacional das organizações.
De acordo com David de Paulo Pereira, analista da TGT Consult/ISG e autor do estudo, o mercado de serviços relacionados à consultoria, implementação e gerenciamento de serviços de IoT evoluiu e amadureceu significativamente desde a publicação do Plano Nacional de IoT. Ele observa que a gestão e monitoramento de ativos de toda natureza, bem como o uso de dados e inteligência artificial para tomada de decisões, tornaram-se atividades comuns em várias áreas, incluindo telecomunicações, agronegócio, medicina, logística e, com mais frequência, em processos fabris.
David, analista da TGT Consult/ISG, destaca que o amadurecimento do entendimento dos benefícios da IoT e do mercado foram cruciais para o avanço das tecnologias no último ano. Ele também aponta que a pandemia acelerou a transformação digital e o uso de dispositivos conectados, tornando a logística crítica para muitos segmentos e a monitoração de veículos, cargas e objetos um fator de sobrevivência para muitos negócios.
Fonte: Forbes